Pastoral Escolar Vicentina

pastoral.png

 

 

 

 

 

O QUE É A PEV?

A Pastoral Escolar Vicentina, fundamentada no carisma e na pedagogia de São Vicente de Paulo e Santa Luisa de Marillac, contribuir com o processo educativo-evangelizador da comunidade educativo-pastoral.

A Pastoral “é um jeito de ser e agir comprometida com os princípios do Evangelho, que buscam concretizar o Reino de Deus entre nós.”[1] É uma ação orgânica, uma dimensão da Educação Vicentina presente na gestão escolar, na administração, no currículo, no planejamento e na execução das ações educativo-pastorais, em todas as etapas de ensino no Colégio Vicentino Santa Isabel, para contribuir com a efetivação de sua missão evangelizadora.

A Pastoral Escolar Vicentina, inspirada na figura de Jesus como Bom Pastor, define-se pelo cuidado. Para além da realização de eventos religiosos na escola, a Pastoral “considera a totalidade da atividade escolar como mediação metodológica da inculturação do Evangelho.”[2] Ela acredita que “o currículo tem uma dimensão evangelizadora que perpassa e costura todas as ações e relações descritas conferindo à pratica pedagógica o diferencial de nossas instituições: uma educação humanizadora, comprometida com o amor, o cuidado, a solidariedade e a justiça.”[3] Na Escola Vicentina o modo de proceder de todo e qualquer colaborador deve transparecer os valores preconizados no Evangelho sob a leitura de São Vicente de Paulo e Santa Luisa de Marillac. Como nos lembra o Papa Francisco, no Pacto Educativo Global: “Para educar uma criança, é necessária uma aldeia inteira.”

QUAL SEU OBJETIVO?

Mobilizar ações evangelizadoras na comunidade educativo-pastoral, a partir da vivência do Carisma Vicentino expresso no Projeto Educativo e nas Diretrizes Vicentinas; do Magistério da Igreja, com destaque especial para o Pacto Educativo Global e das diretrizes da CNBB, abrangendo as dimensões humanas do ser, do agir, do relacionar e do transformar, guiados pela figura de Jesus como o Bom Pastor.

 

[1] Plano de Ação Pastoral Escolar Vicentino. 1ª edição ano 2020. P. 16.

[2] Plano de Ação Pastoral Escolar Vicentino. P. 9.

[3] Diretrizes Curriculares da Rede Vicentina: Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental: Volume 1/Organização Carolina Mureb Santos.1. Ed. Curitiba, Pr: Icq Editora Gráfica, 2021. P.14.

valores-pastoral.png

© 2022 Todos os direitos reservados. Criação: Infotec Educacional