top of page

Projetos "Petrópolis: memórias e apagamentos" e "Árvore das Memórias"

No início do mês, nossos alunos da 1ª série do Ensino Médio desenvolveram os projetos "Petrópolis: memórias e apagamentos" e "Árvore das Memórias", no itinerário formativo As Histórias da História. As professoras que conduziram essa atividade maravilhosa foram Thaís do Carmo, Bianca Blaezer, Janaína Tré, Rejane D'Assumpção e Andrea Dornelas.


Os projetos criaram momentos para pensarmos sobre os “Excluídos da História” da cidade de Petrópolis e os processos de apagamento dos agentes periféricos da nossa história, que não aparecem ou aparecem timidamente nas narrativas tradicionais.


Para tanto, os alunos promoveram uma busca por diferentes fontes históricas, desenvolvendo uma nova perspectiva da História e da Geografia de Petrópolis. A aula em movimento pretende reconhecer o ambiente urbano como meio de construção do conhecimento e aprendizado coletivo.


Confira algumas fotos da atividade, que também contou com leitura e apresentação de textos; discussão sobre memória, ancestralidade e resistência; produção das árvores das memórias; plantio de uma árvore (que será a memória viva da primeira turma de Ciências Humanas do CVSI) e cápsula do tempo.


Ah! As fotos foram tiradas antes do uso de máscara voltar a ser obrigatório nos colégios, ok?



33 views
bottom of page