top of page

Projeto Estante Virtual da Língua Portuguesa

Nossos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental participaram da Estante Virtual da Língua Portuguesa, projeto criado e mediado pela professora Fernanda Rezende Machado. Vou contar um pouquinho sobre ele.



A ideia do projeto surgiu a partir da dificuldade que os alunos apresentavam em alguns conteúdos de Língua Portuguesa. Sendo assim, o desafio de ser criador de um jogo - com conteúdos gramaticais tradicionais - foi o que motivou a turma.



Um educando com determinado estilo de aprendizagem terá melhores resultados se o ensino for feito no estilo correspondente. Cabe ao professor se atentar para adequar os estilos de ensinar aos estilos de aprendizagem dos seus alunos e não apenas aos seus próprios estilos de aprendizagem. (BRAATHEN, 2013). Tendo esse pensamento como base, o objetivo do projeto é fazer com que os alunos percebam a capacidade de serem não somente autores, mas multiplicadores de conhecimento, que pode também acontecer fora da sala de aula.



Os jogos serão apresentados pelos alunos nas turmas do Ensino Médio do Colégio como uma gincana da Língua Portuguesa. Eles também aparecerão como conteúdo revisional no Google Classroom e serão disponibilizados para domínio público para que esse material seja aproveitado por outras turmas.



Os alunos serão avaliados, durante o desenvolvimento do projeto, no que diz respeito ao domínio do conteúdo, interesse, participação e interação.



37 views

Comments


bottom of page