top of page

Primeiro Festival de Curtas-metragens do Colégio Vicentino Santa Isabel

Updated: Jul 12, 2023

É com grande entusiasmo que inauguramos o Primeiro Festival de Curtas-metragens do Colégio Vicentino Santa Isabel, que ocorreu no dia 21 de junho. Esse projeto fazia parte do itinerário "As histórias da História" e contou com a participação dos nossos talentosos alunos do Ensino Médio, que desenvolveram temas incríveis e necessários.


Durante este semestre, exploramos o conceito de necromemória e os apagamentos históricos sofridos por diferentes grupos que, mesmo sendo protagonistas ativos dos processos históricos, muitas vezes não têm suas trajetórias contadas nas narrativas oficiais. Indígenas coroados, negros escravizados, comunidades quilombolas, imigrantes europeus e japoneses, entre outros, são parte importante da história de Petrópolis que muitas vezes é esquecida.


Foi emocionante ver nossos alunos se envolverem nesse projeto, desde a pesquisa até a criação dos curtas-metragens, explorando temas relevantes e trazendo à tona histórias necessárias.


Agradecemos aos profissionais que contribuíram com suas experiências durante esse processo, como os historiadores Marcelo Leite e Juliana Roque e a jornalista Carolina Freitas.


Durante o festival, organizado pela professora Thaís Freitas, tivemos o prazer de assistir aos curtas-metragens produzidos pelos alunos. Essas produções refletiram o engajamento, a criatividade e o talento de cada um deles.


Após as exibições, tivemos um show musical preparado pelos professores Sérgio, Fred e Renatinho, com apresentações emocionantes.


Por fim, ocorreu a premiação, quando foram concedidos prêmios nas categorias de Melhor Edição, Melhor Roteiro e Pesquisa e Relevância do Tema.


Parabenizamos novamente todos os alunos envolvidos nesse festival e agradecemos a presença de todos. Foi uma noite enriquecedora e repleta de talento!



54 views0 comments

Comentarios


bottom of page