top of page
Pastoral

Pastoral Escolar Vicentina

Carta de Animação Pastoral
SETEMBRO 2022


Prezados colegas da Comunidade Educativo-Pastoral do Colégio Vicentino Santa Isabel, saudações!


Iniciamos o mês de setembro com grande alegria, pois celebraremos a festa em honra a São Vicente de Paulo. Com eles temos a oportunidade de meditar as virtudes que tanto marcaram a sua vida, especialmente a simplicidade e a humildade. Podemos dizer que o lema de sua vida está escrito no Evangelho de Mt 22,37-39 “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e espírito e amarás ao teu próximo como a ti mesmo”. São Vicente de Paulo encontrou nos pobres a sua verdadeira vocação, dedicou-se a eles e assim pode dizer “ o amor de Cristo, o amor dos pobres”, vivendo intensamente aquilo que Jesus nos ensinou “O que fazeis aos outros é a mim que fazeis”.


Dessa forma, somos convidados neste mês a sair de nós mesmos e voltar o nosso olhar aos mais necessitados, buscando a caridade como o centro do nosso propósito e seguindo aquilo que Jesus nos pede “Todo aquele que der ainda que seja somente um copo de água fresca a um destes pequeninos, porque é meu discípulo, em verdade, em verdade eu vos digo: não perderá sua recompensa”  Mt 10,42.


A Igreja vive um mês intenso, além de São Vicente de Paulo, estaremos celebrando datas importantes do nosso calendário Cristão, como: dia 8 de setembro, Nossa Senhora da Natividade, uma festa importantíssima para os Cristãos, no qual a Igreja apresenta, uma antífona belíssima, “ Vossa natividade, ó Virgem e mãe de Deus, trouxe gozo e alegria ao mundo inteiro. Porque de vós nasceu o Sol da justiça, Cristo nosso Deus, o qual, desfazendo a maldição, debaixo da qual estávamos compreendidos, lançou sua copiosa bênção sobre nós e, vencendo e matando a morte, nos deu a vida sempiterna e perdurável”. Assim a igreja canta para a Virgem Maria, que nasceu para ser a mãe do filho de Deus e de todos nós. 


Na semana do dia 12 de setembro, nosso coração deve estar atento a datas tão importantes, como o dia 14, na qual a Igreja realiza a exaltação da Santa Cruz de Cristo, no dia seguinte meditamos, Nossa Senhora das Dores. Dia 29 os Santos Arcanjos, Miguel, Gabriel e Rafael e fechamos com São Jerômino, também por isso, este mês todo é dedicado a palavra de Deus. 
São Vicente de Paulo ensinava os pobres a rezar e isso marcou a sua trajetória, que tal neste mês rezar com a palavra de Deus e tornar isso um hábito diário?


Dentro das atividades do mês, teremos a abertura das Olimpíadas internas da Educação infantil e Ensino Fundamental I e celebraremos com alegria e entusiasmo a festa em Honra a São Vicente de Paulo. Peçamos a Maria Santíssima sua proteção e intercessão diante de todas as nossas situações.  Nossa Senhora das Dores – Rogai por nós.

Frederico Molter
Coordenador de Pastoral Escolar

Carta de Animação Pastoral

JULHO 2022

Prezados colegas da Comunidade Educativo-Pastoral do Colégio Vicentino Santa Isabel, saudações!


2022 avança, chegamos à metade do ano. Em julho, finalizamos um semestre marcado por muitos percalços porque nossos alunos, e nós também, vindos de dois anos de pandemia e isolamento social, tivemos que encarar “o novo normal”. Que novo normal foi esse? Foi a tentativa de levar a vida adiante, mas com as marcas deixadas pela pandemia: medo, perdas, insegurança, angustias.
Sem falar das catástrofes que devastaram Petrópolis, ceifou muitas vidas e deixou desolação em muitas famílias.

 

Nos esforçamos, damos o melhor de nós e aqui estamos encerrando um semestre e nos preparando para o merecido recesso escolar. O livro do Gênesis atesta que o próprio Deus descansou Gn 2,2: “No sétimo dia, Deus terminou todo o seu trabalho; e, no sétimo dia, ele descansou de todo o seu trabalho”. O “shabbat”, o repouso de Deus, não é inatividade. Deus cria sempre, está sempre em
atividade; Jesus disse: “meu Pai trabalha continuamente e Eu também trabalho.” Jo 5,17. Seu repouso é para admirar a obra criada. É um repouso contemplativo.


Nós também somos “criadores”, lidamos com vidas, com a criação de personalidades, de caráter, de profissionais, de cidadãos que possam, a exemplo de Santa Luísa e São Vicente, contribuir com a construção de um mundo melhor. Assim sendo, também merecemos nosso repouso contemplativo. Olhar para a obra criada, admirar; revigorar as forças para retornar no semestre seguinte e
continuar com a missão que recebemos.

Dentro das atividades do mês, prosseguiremos com os encontros de formação com as turmas da Educação Infantil e Fundamental I; teremos a abertura da XLIV Olimpíada Interna e a Gincana da Solidariedade, que, neste ano, destinará os donativos ao Centro de Atendimento aos Refugiados, mantido pelas Filhas da Caridade, no Rio de Janeiro.

 

No dia 26, “Dia dos Avós”, homenageamos Santa Ana e São Joaquim, avós de Jesus Cristo e todos os avós, que têm a missão de ser pais e mães, com a sabedoria dada pelos anos. Peçamos a benção a Santa Ana e São Joaquim! Que protejam nossas vidas e guiem nossos
caminhos, por onde passarmos.

Jeferson Almeida de Souza
Coordenador de Pastoral Escolar

Carta de Animação Pastoral

JUNHO 2022

Prezados colegas da Comunidade Educativo-Pastoral do Colégio Vicentino Santa Isabel, saudações!


Junho chegou e, com ele, as comemorações típicas de nossa tradição popular. A festa junina foi introduzida no Brasil pelos colonizadores portugueses. Sua origem remonta à Idade Média na Europa: acontecia durante o solstício de verão, no dia 24 de junho, para celebrar a fertilidade da terra e as boas colheitas.

 

No Cristianismo, passou a ser conhecida como joanina, em homenagem a São João Batista, celebrado no dia 24 de junho. O nome João significa “Deus dá a graça”. Ele foi enviado para preparar os caminhos do Senhor, o “ano de graça” do Senhor, a vinda de Jesus.
As festividades juninas são extensivas também a Santo Antônio, celebrado no dia 13, São Pedro e São Paulo, no dia 29. Santo Antônio de Pádua, no Brasil, tornou-se muito famoso por ser considerado o “santo casamenteiro”. “São Pedro, o santo pescador e porteiro do Céu, possuidor das chaves do Reino, entregues a ele pelo Filho do dono da Casa!

 

Paulo, o erudito, aquele que deu consistência, através de suas cartas, à doutrina ensinada por Jesus e redigida pelas primeiras comunidades”1. As festas juninas são marcadas por alegria, descontração, comidas típicas... E o Colégio Santa Isabel
não pode ficar de fora: no dia 11 de junho, teremos também nossa tradicional festa junina, que, neste ano, traz como tema “De volta ao sertão”. Sertão faz referência ao interior, à simplicidade, à acolhida; após um período sem a possibilidade de nos juntarmos, queremos que nossa festa “De volta ao sertão” seja um momento de reencontros, alegria, confraternização entre todos os membros da
comunidade educativa: alunos, famílias, professores, equipe técnica, irmãs Vicentinas e todos os colaboradores do Colégio.

 

Neste mês, teremos a celebração de Corpus Christi, na qual honraremos o Corpo de Cristo, dado em alimento para nossa vida de fé. No espírito da Escola em Pastoral, preocupada com a formação integral dos seus alunos, teremos os encontros de formação com as turmas da Educação Infantil e Fundamental I para refletir sobre os valores e virtudes vicentinas.
 

Peçamos a intercessão de Santo Antônio, São João Batista, São Pedro e São Paulo que roguem a Deus por cada um de nós.
 

Jeferson Almeida de Souza
Coordenador de Pastoral Escolar

 

1 https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2020-06/solenidade-de-sao-pedro-e-sao-paulo.html
 

Carta de Animação Pastoral

MAIO 2022

Maio, mês de Maria

“Mulher, eis aí o teu filho”. Depois disse ao discípulo: “Eis aí a tua Mãe’ (Jo.19, 26-27).


Prezada Comunidade Educativo-Pastoral do Colégio Vicentino Santa Isabel, saudações!


Tradicionalmente, a Igreja dedica o mês de maio à devoção a Maria. Nossa Senhora recebe, no mês de maio, um carinho especial e o reconhecimento pela sua importância no projeto de Deus. Quando Jesus viu a sua mãe ao lado do discípulo amando, disse: "Mulher, eis aí o teu filho”. Depois disse ao discípulo: “Eis aí a tua Mãe’ (Jo.19, 26-27). Com essas palavras, Jesus afirma que Maria
é a mãe de todos os cristãos. Não somos órfãos, temos uma mãe que cuida com carinho de cada um de nós, um exemplo de fé e força diante das dificuldades da vida.


“Fonte de esperança e de verdadeira alegria, Maria não é só Mãe de Deus, mas também nossa Mãe. Maria é aquela que nos procede e nos confirma continuamente na fé, na vocação e na missão”, disse o Papa Francisco. Maio é também o mês das mães, momento de reconhecer o milagre da gestação e o nobre gesto da maternidade.


No Colégio Santa Isabel, durante o mês de maio, teremos a visita da imagem de Nossa Senhora das Graças às famílias e aos colaboradores. No dia 14, haverá a coroação de Nossa Senhora e a comemoração do Dia das Mães.


Neste mês, a família vicentina tem também um motivo especial para festejar: no dia 9 de maio, fazemos memória de Santa Luisa de Marillac, que, em 29 de novembro de 1633, fundou, com Vicente de Paulo, a Companhia das Filhas da Caridade.


Como culminância da celebração do Dia da Educação Vicentina, nossos alunos produzirão cartões com mensagens de otimismo, superação e resiliência, que serão entregues às pessoas que estiverem transitando pela Rua do Imperador, na frente do Colégio, no dia 9 de maio, dia de Santa Luisa de Marillac.

Com esse gesto, queremos expressar que a obra de Santa Luisa permanece viva em nosso meio, destacar a Presença Vicentina na cidade de Petrópolis e sua solidariedade com a população que foi gravemente afetada pelas catástrofes que arruinaram a
cidade no início deste ano.


Neste mês desenvolveremos também, com as turmas, o Projeto Liderar e Conviver para potencializar o protagonismo de nossos alunos.
 

Que Nossa Senhora rogue a Deus por cada um de nós e, por seu exemplo de fé, nos aproximemos
cada vez mais de seu filho Jesus.

Jeferson Almeida de Souza

Coordenador de Pastoral Escolar

Carta de Animação Pastoral

ABRIL 2022


PÁSCOA:
TEMPO DE RECOMEÇOS
“Eis que faço novas todas as coisas” (Ap 21,5)


Prezada Comunidade Educativo-Pastoral do Colégio Vicentino Santa Isabel, saudações!


Chegamos ao mês de abril! O termo abril deriva do Latim Aprilis, que significa abrir. Uma referência à germinação das culturas, à chegada da primavera no hemisfério norte. Estação em que a natureza se “abre”, e as flores desabrocham. Em abril, celebramos também a Páscoa, maior solenidade da tradição cristã, celebrada na primeira lua cheia após o início da primavera, com referência ao hemisfério norte.


Ainda em nossa caminhada quaresmal, vivenciamos muita tristeza e dor em decorrência da tragédia que se abateu em nossa cidade de Petrópolis. Em comunhão de fé e de esperança, seguimos juntos, na certeza de que o Senhor não nos desampara.
 

Em abril, pelo quinto ano consecutivo, será celebrado o Dia Nacional da Educação Vicentina. Este ano o tema é “173 anos – transformando o mundo pelo amor e pela educação”, em consonância com o lema da Campanha da Fraternidade: “Fala com
sabedoria, ensina com amor” (Pr.31,26).


A Páscoa se aproxima. Tempo de recomeços: “Eis que faço novas todas as coisas”(Ap 21,5). Na Ressurreição de Jesus, tudo se renova. Abra o seu coração ao novo. A esperança floresce, a vida se renova. A Ressurreição do Senhor nos dá a certeza de que nossa
esperança não é em vão, que as dificuldades podem ser vencidas, os obstáculos superados. A morte não tem a última palavra. Nascemos para eternidade junto de Deus.


Nas mãos de Maria e de seu Filho Jesus, entregamos este mês de abril e, com ele, nossos propósitos e objetivos, rogando que abençoe nossas vidas e frutifique nosso trabalho.

Jeferson Almeida de Souza
Coordenador de Pastoral Escolar

Carta de Animação Pastoral

MARÇO 2022

Prezada Comunidade Educativo-pastoral do Colégio Vicentino Santa Isabel, saudações!

Ainda em luta contra a pandemia da covid-19, em meados de fevereiro, lamentavelmente fomos surpreendidos por uma tragédia em nossa cidade de Petrópolis, que ceifou centenas de vidas e deixou um rastro de tristeza, dor e prejuízos para inúmeras famílias.

Urge voltarmos o nosso olhar ao Senhor nesse tempo da Quaresma e clamar por misericórdia. Vivemos tempos conturbados e precisamos estar unidos a Deus. “Sede Senhor nosso refúgio e nossa fortaleza!” Em Deus encontramos o amparo para os momentos de desolação e a força necessária para seguir adiante. Unidos, precisamos também estar uns aos outros, estar próximos em comunhão de fé e de esperança.

 

Os tempos sombrios que vivemos fazem-nos ver com maior clareza que não há maiores ou menores, melhores ou piores, a humanidade nos iguala, somos todos irmãos e precisamos cuidar uns dos outros nessa terra que habitamos, nossa casa comum.

 

Em fevereiro, realizamos a Jornada Pastoral Pedagógica, na qual acolhemos nossos colaboradores, refletimos sobre o Carisma Vicentino para permanecermos fiéis à missão nos deixada por São Vicente de Paulo e Santa Luisa de Marillac. Conhecemos a proposta da Campanha da Fraternidade, que neste ano traz o tema "Fraternidade e Educação" e o lema "Fala com sabedoria, ensina com amor", que, alinhada ao Pacto Educativo Global, nos propõe um novo olhar sobre a educação para transformar a sociedade e instaurar o humanismo solidário.

Definimos os projetos e propostas de trabalho que neste ano serão desenvolvidos no Colégio Santa Isabel; participamos de formações continuadas com o propósito de atender às demandas do tempo presente e ofertar um atendimento cada vez mais qualificado aos nossos alunos e famílias.

 

Em março, retomaremos o projeto “Escola de Pais” para estreitar os laços entre a escola e as famílias; teremos a cerimônia de renovação dos votos das Filhas da Caridade, na qual renderemos graças a Deus pela vida das Irmãs Vicentinas que residem no Colégio Santa Isabel; daremos início aos encontros presenciais da Juventude Mariana Vicentina – JMV; retomaremos o projeto “Liderança Discente” para potencializar o protagonismo de nossos alunos.

Em nosso trabalho colaborativo e comprometidos com os valores da Educação Vicentina, sob os auspícios de Nossa Senhora das Graças, entregamos a Deus este mês de março. Rogando que abençoe nossa vida e frutifique nosso trabalho. Jeferson Almeida de Souza Coordenador de Pastoral Escolar

Jeferson Almeida de Souza

Coordenador de Pastoral Escolar

Carta de Animação Pastoral

FEVEREIRO 2022

Prezada Comunidade Educativo-pastoral do Colégio Vicentino Santa Isabel,

Com o coração agradecido e a esperança renovada, iniciamos o ano letivo de 2022. Recebemos nossos alunos com o propósito de empreender as nossas melhores energias em favor de uma educação pautada na excelência acadêmica e nos Valores e Virtudes Vicentinas. Nossa educação é, acima de tudo, humanizadora.

A pandemia de covid-19 afetou todos nós nos âmbitos da saúde, política, economia, cultura e educação. Neste momento, trazemos uma importante reflexão do Papa Francisco: “A tribulação, a incerteza, o medo e a consciência dos próprios limites que a pandemia despertou fazem ressoar o apelo a repensar os nossos estilos de vida, as nossas relações, a organização das nossas sociedades e, sobretudo, o sentido da nossa existência”[1].

Não podemos ficar indiferentes a tudo isso. É urgente aprendermos as lições dessa crise para que possamos superá-la e estarmos preparados para as versões futuras. Não podemos continuar vivendo como antes, caso contrário estaremos caminhando em direção ao abismo, porque o desequilíbrio ambiental, as catástrofes e o surgimento de pandemias são sinais de que o equilíbrio do planeta foi rompido.

A sociedade precisa ser transformada, e o caminho para isso é a educação. “Somente mudando a educação, é possível mudar o mundo”, destaca o Papa Francisco. E assim ele nos chama a um pacto global por uma educação humanista e solidária.

Comprometidos com a Educação Vicentina e acreditando que um novo mundo é possível, cada um de nós, professores, Orientação, Coordenação, Direção, famílias e demais colaboradores do Colégio Santa Isabel, somos chamados a trabalhar em rede, em sinergia, a unir saberes, a partilhar conhecimentos, a estar abertos ao diálogo e a ofertar nossas melhores energias em favor de um novo projeto de sociedade, alicerçado no humanismo e na solidariedade.

Envolvemos também nossos alunos nesse projeto e criamos as condições necessárias à construção do conhecimento e à consciência de que habitamos numa casa comum: o mundo. Que São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac sejam nossa inspiração nessa jornada e que Nossa Senhora das Graças rogue junto a seu Filho pelo êxito de nossas ações ao longo deste ano letivo no Colégio Vicentino Santa Isabel.

Jeferson Almeida de Souza

Coordenador de Pastoral Escolar

[1] Fratelli Tutti, p.33

© 2022 Todos os direitos reservados. Criação: Infotec Educacional

bottom of page