pastoral.png

Pastoral Escolar Vicentina

Carta de Animação Pastoral

MAIO 2022

Maio, mês de Maria

“Mulher, eis aí o teu filho”. Depois disse ao discípulo: “Eis aí a tua Mãe’ (Jo.19, 26-27).


Prezada Comunidade Educativo-Pastoral do Colégio Vicentino Santa Isabel, saudações!


Tradicionalmente, a Igreja dedica o mês de maio à devoção a Maria. Nossa Senhora recebe, no mês de maio, um carinho especial e o reconhecimento pela sua importância no projeto de Deus. Quando Jesus viu a sua mãe ao lado do discípulo amando, disse: "Mulher, eis aí o teu filho”. Depois disse ao discípulo: “Eis aí a tua Mãe’ (Jo.19, 26-27). Com essas palavras, Jesus afirma que Maria
é a mãe de todos os cristãos. Não somos órfãos, temos uma mãe que cuida com carinho de cada um de nós, um exemplo de fé e força diante das dificuldades da vida.


“Fonte de esperança e de verdadeira alegria, Maria não é só Mãe de Deus, mas também nossa Mãe. Maria é aquela que nos procede e nos confirma continuamente na fé, na vocação e na missão”, disse o Papa Francisco. Maio é também o mês das mães, momento de reconhecer o milagre da gestação e o nobre gesto da maternidade.


No Colégio Santa Isabel, durante o mês de maio, teremos a visita da imagem de Nossa Senhora das Graças às famílias e aos colaboradores. No dia 14, haverá a coroação de Nossa Senhora e a comemoração do Dia das Mães.


Neste mês, a família vicentina tem também um motivo especial para festejar: no dia 9 de maio, fazemos memória de Santa Luisa de Marillac, que, em 29 de novembro de 1633, fundou, com Vicente de Paulo, a Companhia das Filhas da Caridade.


Como culminância da celebração do Dia da Educação Vicentina, nossos alunos produzirão cartões com mensagens de otimismo, superação e resiliência, que serão entregues às pessoas que estiverem transitando pela Rua do Imperador, na frente do Colégio, no dia 9 de maio, dia de Santa Luisa de Marillac.

 

Com esse gesto, queremos expressar que a obra de Santa Luisa permanece viva em nosso meio, destacar a Presença Vicentina na cidade de Petrópolis e sua solidariedade com a população que foi gravemente afetada pelas catástrofes que arruinaram a
cidade no início deste ano.


Neste mês desenvolveremos também, com as turmas, o Projeto Liderar e Conviver para potencializar o protagonismo de nossos alunos.
 

Que Nossa Senhora rogue a Deus por cada um de nós e, por seu exemplo de fé, nos aproximemos
cada vez mais de seu filho Jesus.

Jeferson Almeida de Souza

Coordenador de Pastoral Escolar

Carta de Animação Pastoral

ABRIL 2022


PÁSCOA:
TEMPO DE RECOMEÇOS
“Eis que faço novas todas as coisas” (Ap 21,5)


Prezada Comunidade Educativo-Pastoral do Colégio Vicentino Santa Isabel, saudações!


Chegamos ao mês de abril! O termo abril deriva do Latim Aprilis, que significa abrir. Uma referência à germinação das culturas, à chegada da primavera no hemisfério norte. Estação em que a natureza se “abre”, e as flores desabrocham. Em abril, celebramos também a Páscoa, maior solenidade da tradição cristã, celebrada na primeira lua cheia após o início da primavera, com referência ao hemisfério norte.


Ainda em nossa caminhada quaresmal, vivenciamos muita tristeza e dor em decorrência da tragédia que se abateu em nossa cidade de Petrópolis. Em comunhão de fé e de esperança, seguimos juntos, na certeza de que o Senhor não nos desampara.
 

Em abril, pelo quinto ano consecutivo, será celebrado o Dia Nacional da Educação Vicentina. Este ano o tema é “173 anos – transformando o mundo pelo amor e pela educação”, em consonância com o lema da Campanha da Fraternidade: “Fala com
sabedoria, ensina com amor” (Pr.31,26).


A Páscoa se aproxima. Tempo de recomeços: “Eis que faço novas todas as coisas”(Ap 21,5). Na Ressurreição de Jesus, tudo se renova. Abra o seu coração ao novo. A esperança floresce, a vida se renova. A Ressurreição do Senhor nos dá a certeza de que nossa
esperança não é em vão, que as dificuldades podem ser vencidas, os obstáculos superados. A morte não tem a última palavra. Nascemos para eternidade junto de Deus.


Nas mãos de Maria e de seu Filho Jesus, entregamos este mês de abril e, com ele, nossos propósitos e objetivos, rogando que abençoe nossas vidas e frutifique nosso trabalho.

Jeferson Almeida de Souza
Coordenador de Pastoral Escolar

Carta de Animação Pastoral

MARÇO 2022

Prezada Comunidade Educativo-pastoral do Colégio Vicentino Santa Isabel, saudações!

Ainda em luta contra a pandemia da covid-19, em meados de fevereiro, lamentavelmente fomos surpreendidos por uma tragédia em nossa cidade de Petrópolis, que ceifou centenas de vidas e deixou um rastro de tristeza, dor e prejuízos para inúmeras famílias.

Urge voltarmos o nosso olhar ao Senhor nesse tempo da Quaresma e clamar por misericórdia. Vivemos tempos conturbados e precisamos estar unidos a Deus. “Sede Senhor nosso refúgio e nossa fortaleza!” Em Deus encontramos o amparo para os momentos de desolação e a força necessária para seguir adiante. Unidos, precisamos também estar uns aos outros, estar próximos em comunhão de fé e de esperança.

 

Os tempos sombrios que vivemos fazem-nos ver com maior clareza que não há maiores ou menores, melhores ou piores, a humanidade nos iguala, somos todos irmãos e precisamos cuidar uns dos outros nessa terra que habitamos, nossa casa comum.

 

Em fevereiro, realizamos a Jornada Pastoral Pedagógica, na qual acolhemos nossos colaboradores, refletimos sobre o Carisma Vicentino para permanecermos fiéis à missão nos deixada por São Vicente de Paulo e Santa Luisa de Marillac. Conhecemos a proposta da Campanha da Fraternidade, que neste ano traz o tema "Fraternidade e Educação" e o lema "Fala com sabedoria, ensina com amor", que, alinhada ao Pacto Educativo Global, nos propõe um novo olhar sobre a educação para transformar a sociedade e instaurar o humanismo solidário.

Definimos os projetos e propostas de trabalho que neste ano serão desenvolvidos no Colégio Santa Isabel; participamos de formações continuadas com o propósito de atender às demandas do tempo presente e ofertar um atendimento cada vez mais qualificado aos nossos alunos e famílias.

 

Em março, retomaremos o projeto “Escola de Pais” para estreitar os laços entre a escola e as famílias; teremos a cerimônia de renovação dos votos das Filhas da Caridade, na qual renderemos graças a Deus pela vida das Irmãs Vicentinas que residem no Colégio Santa Isabel; daremos início aos encontros presenciais da Juventude Mariana Vicentina – JMV; retomaremos o projeto “Liderança Discente” para potencializar o protagonismo de nossos alunos.

Em nosso trabalho colaborativo e comprometidos com os valores da Educação Vicentina, sob os auspícios de Nossa Senhora das Graças, entregamos a Deus este mês de março. Rogando que abençoe nossa vida e frutifique nosso trabalho. Jeferson Almeida de Souza Coordenador de Pastoral Escolar

Jeferson Almeida de Souza

Coordenador de Pastoral Escolar

Carta de Animação Pastoral

FEVEREIRO 2022

Prezada Comunidade Educativo-pastoral do Colégio Vicentino Santa Isabel,

Com o coração agradecido e a esperança renovada, iniciamos o ano letivo de 2022. Recebemos nossos alunos com o propósito de empreender as nossas melhores energias em favor de uma educação pautada na excelência acadêmica e nos Valores e Virtudes Vicentinas. Nossa educação é, acima de tudo, humanizadora.

A pandemia de covid-19 afetou todos nós nos âmbitos da saúde, política, economia, cultura e educação. Neste momento, trazemos uma importante reflexão do Papa Francisco: “A tribulação, a incerteza, o medo e a consciência dos próprios limites que a pandemia despertou fazem ressoar o apelo a repensar os nossos estilos de vida, as nossas relações, a organização das nossas sociedades e, sobretudo, o sentido da nossa existência”[1].

Não podemos ficar indiferentes a tudo isso. É urgente aprendermos as lições dessa crise para que possamos superá-la e estarmos preparados para as versões futuras. Não podemos continuar vivendo como antes, caso contrário estaremos caminhando em direção ao abismo, porque o desequilíbrio ambiental, as catástrofes e o surgimento de pandemias são sinais de que o equilíbrio do planeta foi rompido.

A sociedade precisa ser transformada, e o caminho para isso é a educação. “Somente mudando a educação, é possível mudar o mundo”, destaca o Papa Francisco. E assim ele nos chama a um pacto global por uma educação humanista e solidária.

Comprometidos com a Educação Vicentina e acreditando que um novo mundo é possível, cada um de nós, professores, Orientação, Coordenação, Direção, famílias e demais colaboradores do Colégio Santa Isabel, somos chamados a trabalhar em rede, em sinergia, a unir saberes, a partilhar conhecimentos, a estar abertos ao diálogo e a ofertar nossas melhores energias em favor de um novo projeto de sociedade, alicerçado no humanismo e na solidariedade.

Envolvemos também nossos alunos nesse projeto e criamos as condições necessárias à construção do conhecimento e à consciência de que habitamos numa casa comum: o mundo. Que São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac sejam nossa inspiração nessa jornada e que Nossa Senhora das Graças rogue junto a seu Filho pelo êxito de nossas ações ao longo deste ano letivo no Colégio Vicentino Santa Isabel.

Jeferson Almeida de Souza

Coordenador de Pastoral Escolar

[1] Fratelli Tutti, p.33

© 2022 Todos os direitos reservados. Criação: Infotec Educacional